Fotos: Júnior Preto Lima

Com orçamento de R$ 60 milhões destinados por emenda parlamentar de autoria do Senador Omar Aziz, a Prefeitura de Parintins intensifica o trabalho no processo para a licitação e ordem de serviço da construção de 2,3 quilômetros de muro de arrimo. A aprovação da obra, prevista para começar até o final deste ano, ganha força com a visita técnica do engenheiro civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, Alexandre Alves, nos trechos críticos afetados pela erosão do Rio Amazonas.

O levantamento nas áreas comprometidas nos bairros Santa Clara, Centro, São Benedito e São José Operário, ocorre uma semana após Bi Garcia receber a confirmação da liberação dos recursos públicos, em Brasília. Em articulação do Senador Omar Aziz, o prefeito de Parintins teve sinal positivo do ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Bi Garcia reuniu com o engenheiro civil, Alexandre Alves, no gabinete da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

IMG 20231128 WA0206

O projeto do muro de contenção, elaborado pela equipe de engenharia da Prefeitura de Parintins, compreende os trechos da orla fluvial: do Matadouro Público à Marina Morena, no Santa Clara, do Hospital Jofre Cohen até o porto da cidade, Rua Armando Prado e São Benedito até a Cidade Garantido, no São José. O engenheiro civil do Ministério do Desenvolvimento Regional fez uma ótima avaliação e afirma que o projeto tem prosseguimento para ser aprovado.

O prefeito destaca o cumprimento de todas as etapas e a grandiosidade da obra. Bi Garcia quer a celeridade da avaliação para a autorização da licitação e a execução do serviço. “Estamos empenhados nisso há mais de dois anos. Não é fácil aprovar um projeto de muro de arrimo para o interior do Amazonas. É muita burocracia. A gente acredita que brevemente possa receber essa autorização para fazer o processo licitatório”, explica o prefeito.

IMG 20231128 WA0192

Todas as fases são acompanhadas pelo secretário de obras, Albano Albuquerque, e engenheiros da Semosp. Juntamente com o prefeito Bi Garcia, a equipe formatou o projeto base. “Participamos do andamento do processo da obra. Damos todo o suporte necessário na parte de documentos, visitas e demais apoios para que o projeto seja totalmente aprovado e executado. É uma obra de grande importância ao município”, disse Albano.