Foto: Michel Amazonas

Dedicado ao público infantojuvenil, o livro “Caprichoso: uma História em Quadrinhos” conquistou reconhecimento nacional ao receber o 9º Prêmio Abeu 2023 promovido pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias, em São Paulo, no dia 17 de novembro. A obra literária, elaborada em parceria com o Estúdio Buriti, é organizada pelo professor Diego Omar da Silveira, com a colaboração de Levi Gama, Rafa Pimentel, Joneuber Vasconcelos, Kedson Oliveira e Ananda Cid. 

A publicação, idealizada pelo Centro de Documentação e Memória (Cedem) do Boi Caprichoso, integra a coleção “Bumbás de Parintins, Nosso Patrimônio”. “Esse prêmio, para nós, é muito importante, principalmente por sua origem. É um reconhecimento de uma associação séria, que valoriza boas práticas editoriais de editoras universitárias no Brasil”, enfatiza o professor Diego Omar, professor do curso de história da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O diretor do Cedem Caprichoso explica a concepção do livro. “Nos empenhamos em construir uma política de memória com ações e pesquisas. Envolvemos as diferentes gerações nesse processo. Isso foi despertado no Caprichoso pela necessidade de criarmos materiais e suportes ao público infantojuvenil. Daí nasceu essa história em quadrinhos. Nos sentimos ainda mais motivados e estimulados a produzir, com um prêmio dessa envergadura”, ressalta Diego Omar.