Autistas, crianças com Síndrome de Down e paralisia cerebral de Barreirinha começaram a participar do Projeto de Equoterapia realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) no sábado, 22 de fevereiro. A iniciativa da Prefeitura de Barreirinha utiliza cavalos como método terapêutico e educacional para pessoas com deficiência.
O instrumento estimula o desenvolvimento biopsicossocial. O projeto vai ocorrer todos os sábados, como explica a coordenadora, Viviane Alves. “Além de autistas, teremos também a participação de crianças com Síndrome de Down e com paralisia cerebral. Vamos entrar em contato com os pais ou responsáveis para trazer eles nas demandas de cada sábado”, disse.
O prefeito de Barreirinha em exercício, Márcio Rogério, ressaltou a importância das sessões de equoterapia. “A gente vê a felicidade nos olhos, não somente dos fisioterapeutas, como também das crianças e pais. O envolvimento das demais secretarias municipais engrandece esta ação, tratando com carinho as pessoas que precisam do projeto para a inclusão social”, enfatizou.
Kézia Pimentel acompanhou a filha durante as atividades do projeto. Ela relata sobre a importância do momento para o bem-estar da criança. “Isso é um incentivo não somente para a coordenação motora, mas também para a vivência da minha filha, que, de certa forma, são muito restritas as coisas que ela pode participar. Com isso, vai ajudar bastante, e, por isso, agradeço pela oportunidade que está sendo dada para as nossas crianças”, agradeceu.
A Prefeitura de Barreirinha também oferta transporte para que os beneficiados possam se deslocar com segurança até o local onde acontece o projeto.