Foto: Yuri Pinheiro

A ajuda humanitária da Operação Estiagem, composta por cestas básicas e um frango, chegou às famílias do lago do Matipucu, comunidades São Sebastião do Boto, Paraná do Espírito Santo do Meio e São Francisco do Paraná de Baixo. A ação integrada da Prefeitura de Parintins com o Governo do Amazonas e o Governo Federal levou alimentos ao povo ribeirinho da margem esquerda do Rio Amazonas, na sexta-feira (17/11). 

Mais de 300 kits de mantimentos foram entregues pelo coordenador da Operação Estiagem, secretário de produção rural, Tião Teixeira, vereadores Mateus Assayag e Vanessa Gonçalves, Coordenador de Defesa Civil, Adriano Aguiar, com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social. A força-tarefa é liderada pelo prefeito de Parintins, Bi Garcia, para atender todas as famílias impactadas pelas consequências da seca histórica do Rio Amazonas. 

Áreas totalmente isoladas, com extremas dificuldades de acesso à água potável, como é o caso do Lago do Matipucu e da Santa Rita, no Igarapé do Boto, são beneficiadas com água mineral. “Intensificamos esse trabalho que só acaba quando todas as famílias são atendidas. Seguimos a orientação do prefeito Bi Garcia para melhorarmos a vida e amenizarmos o sofrimento das pessoas nesse momento tão crítico”, afirma Tião Teixeira.

Dentre as mais de 300 famílias, a produtora rural do Boto, Franceilda Guimarães, destaca a importância da ação humanitária da Prefeitura de Parintins: “Essa ajuda é bem-vinda para todos, porque aqui a gente realmente estava precisando. Então, só temos a agradecer ao empenho do prefeito Bi Garcia com todas as autoridades. Estávamos esperando, já que todas as comunidades foram contempladas e a nossa não ficaria de fora”.