Ações promovidas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, foram sucesso na Ilha Tubinambarana

A visitação pública na Estação da Cultura, espaço montado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), que transformou a Praça da Catedral Nossa Senhora do Carmo em um verdadeiro centro cultural, entre os dias 26 e 30 de junho, superou todas as expectativas e teve público recorde.

A estimativa era que 25 mil pessoas visitassem o espaço nos cinco dias de funcionamento. Segundo a Secretaria, ao final da temporada bovina em Parintins, entretanto, o número de visitantes superou em muito as expectativas: 48.224 pessoas passaram pelo espaço na temporada 2024.

Os visitantes puderam conferir atividades de arte, música, economia criativa e diversas outras manifestações culturais gratuitamente. Parintinenses e visitantes, que já transformaram em tradição lotar a praça e adjacências no período do festival, puderam conferir, ainda, shows das bandas amazonenses Samboi, Kontra Tempo, Ajuri Amazon Music e Canto da Mata, entre outras atrações musicais.

Trio Panavueiro

O Trio Panavueiro também superou o sucesso dos anos anteriores, levando ainda mais gente a seguir seu percurso pelas ruas de Parintins ao som do melhor do boi-bumbá. Foram três dias oferecendo entretenimento e alegria gratuitos aos torcedores dos bois Caprichoso e Garantido nos dias 28, 29 e 30 de junho, das 14h às 17h. 

Tendo como anfitrião o cantor e compositor Helen Veras, o Trio Panavueiro recebeu como convidados o grupo Canto da Mata (28/06), David Assayag (29/06) e Carlinhos do Boi (30/06). 

Também fez parte do Circuito da Cultura no Festival de Parintins, em 2024, o mural “Patrimônio em Festa”, que é a nova fachada do Bumbódromo realizada pelo Governo do Estado do Amazonas, representada pela obra do artista parintinense Pito Silva. O local foi parada obrigatória para fazer aquela foto que comprova que o visitante esteve em Parintins em 2024.

Arte por toda a cidade

O projeto Parintins Galeria Cidade Aberta também não passou despercebido para quem visitou a ilha este ano. Em sua 3ª edição, o projeto retrata temáticas sobre a história e a cultura amazônica por meio de pinturas artísticas em mais de 30 murais espalhados pelas ruas de Parintins. 

A revista digital “Roteiro das Artes” foi mais um destaque nas ações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa em Parintins. Reunindo todas as informações da vasta programação do Circuito da Cultura. Com edição do Governo do Estado do Amazonas e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o material contemplou todas as ações e projetos relacionados às artes, cultura e economia criativa na ilha de Parintins. 

O Roteiro das Artes foi disponibilizado no Portal da Cultura e pôde ser acessado pelo QR CODE no hall do Liceu de Parintins (Bumbódromo) e na Estação da Cultura.

Em Manaus, também houve ação relacionada ao Festival de Parintins em 2024. Quem não foi a Parintins, pôde assistir a Festa dos Visitantes (27/06) e ao 57⁰ Festival de Parintins (28, 28 e 30/06) no Largo de São Sebastião, desfrutando de um telão, sonorização e assentos para torcer por seu boi.