Os sabores amazônicos dos produtos 100% artesanais da agroindústria de Parintins, Leiteria Macurany, estarão presentes na Missão Técnica Queijeira na França 2025, a partir do dia 06 de setembro. Uma das novidades preparadas pelos pecuaristas Michele Carvalho e Isandrey Azêdo para a participação no evento Mondial des Fromages, em Tours, na cidade de Paris, é uma nova receita que agrega ao tradicional queijo de manteiga a castanha da Amazônia.

Com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o laticínio inscreveu quatro tipos de queijo na experiência gastronômica internacional no continente europeu. “Agora é de Parintins para Paris. Esse convite é um reconhecimento muito grande para o nosso trabalho. Outros órgãos também podem ajudar a gente a levar o queijo de manteiga tradicional, o de búfala, o blend e o com castanha”, afirma Isandrey.

No VIII Prêmio Queijo Brasil, em Blumenau, Santa Catarina, de 10 a 13 de julho, a Leiteria Macurany obteve mais um reconhecimento nacional com 10 medalhas (quatro de ouro, quatro de prata e duas de bronze). O maior concurso de queijos artesanais do País, com 2.291 inscrições de todo território nacional, consagrou, como campeões, o queijo de manteiga de búfala, o queijo coalho de búfala, o doce de leite com castanha e a manteiga.

Durante a missão no sul do Brasil, Michele e Isandrey receberam medalhas de prata (queijo coalho tradicional, manteiga de garrafa, doce de leite e de búfala) e bronze (queijo frescal e o queijo de manteiga bovino). “É sempre um orgulho representar Parintins e o Amazonas com a Leiteria Macurany. Trazer 10 medalhas é feito histórico para o nosso Estado e conseguimos colocar o Amazonas como referência nacional em queijos”, enfatiza Isandrey.